ERGONOMIA O QUE É?
A busca pelo aumento da produtividade, por melhores condições e qualidade do trabalho, assim como a implementação de programas que propiciam a saúde do trabalhador, fazem com que as empresas necessitem buscar profissionais que as auxiliem no uso da Ergonomia como forma de melhorar a qualidade e a produtividade no ambiente de trabalho.
A relação amistosa, em tempo integral, entre o trabalho humano e os meios de produção é o que permite que a empresa se torne competitiva. Se o perfil do trabalhador, que está cada vez mais informado e exigente, vem mudando, então o perfil das empresas também está.
O trabalhador tem se tornado exigente em relação não somente quanto a atividade que executa, mas também a seu ambiente de trabalho. Muitas vezes são submetidos a diversas agressões ocupacionais dentro das empresas, seja consciente ou inconscientemente, o que faz com que o desempenho e produtividade sejam drasticamente reduzidos.
Nesse sentido, do que se trata a Ergonomia?
O método ergonômico, em essência, consiste na utilização dos diversos campos de conhecimento que permitem a análise e sistematização do trabalho e das condições de trabalho. Em termos mais simples, diz respeito à busca em oferecer ao indivíduo o conforto necessário, formas de prevenir acidentes e patologias relacionadas aos diferentes tipos de atividades realizadas no ambiente de trabalho. A Ergonomia busca evitar que os profissionais desenvolvam lesões e males que comprometam a execução de suas funções na empresa.
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA NA EMPRESA
A Ergonomia nas empresas traz diversos benefícios, como já mencionado. É importante destacar alguns deles, lembrando que ao incorporá-la no ambiente corporativo privilegia-se tanto o trabalhador como a empresa. A ergonomia deve ser aplicada e vista como um valor organizacional, sendo integrada a dinâmica diária da empresa.
Alguns dos principais benefícios são:
- Aperfeiçoamento da produtividade. Ao empregar as melhores e mais adequadas soluções ergonômicas na sua empresa certamente a produtividade também sofrerá melhorias. Com a ajuda de um profissional, pensando em questões posturais, menos esforço, melhores alturas e alcances a estação de trabalho torna-se mais confortável e consequentemente mais eficiente para o trabalhador.
- Melhorias na qualidade do trabalho executado. A Ergonomia má aplicada, ou sequer empregada, traz frustração e fadiga aos trabalhadores que, por conseguinte, não fazem o melhor trabalho. Ao aplicar a Ergonomia adequadamente retiram-se eventuais sobrecargas físicas do trabalhador o que permite que a qualidade do trabalho e os resultados sejam melhores.
- Compromisso da empresa com a segurança. Ao contratar um profissional qualificado para implantar os melhores métodos ergonômicos torna-se visível o compromisso da empresa com a segurança e saúde de seus funcionários. Segurança e saúde como valor central fomentam uma cultura voltada ao bem-estar dos trabalhadores o que leva a um melhor desempenho humano para a organização.
- Melhora no envolvimento dos funcionários. É perceptível quando a empresa está se esforçando para garantir saúde e segurança para seus trabalhadores, e uma vez que se sentem menos cansados e desconfortáveis ao longo da jornada de trabalho a porcentagem de rotatividade e abstenções são reduzidas enquanto por outro lado a participação e comprometimento aumentam.
ERGONOMIA E SEUS TIPOS
A Ergonomia nas empresas não se trata de um fato causal, ao contrário é a resultante de uma atuação planejada. Distinguem-se três tipos de ergonomia no ambiente corporativo, são eles: de correção, de concepção e de conscientização.
- De correção – busca melhorar as condições de trabalho, porém de forma parcial. Modificam-se elementos como ruídos, dimensões, iluminação entre outros.
- De concepção – procura logo de início introduzir os conhecimentos sobre o homem em todas as partes que compõem o ambiente de trabalho, ou seja, se volta para o ambiente, o uso correto dos equipamentos, melhor postura dos funcionários etc.
- De conscientização – esta se relaciona a conscientização, por meio de treinamentos sobre as melhores formas de se realizar determinados tipos de trabalho.
Utilizar a Ergonomia como ferramenta no ambiente de trabalho de forma a conseguir melhorias contínuas na sua empresa torna-se cada vez mais necessário, uma vez que a eficiência e qualidade técnica dos funcionários aumenta, assim como sua moral e satisfação. Aplicar a Ergonomia em sua empresa fomenta o comprometimento e produtividade dos funcionários, amplia a qualidade dos produtos, reduz o absenteísmo, previne danos e diminui os acidentes e doenças ocupacionais.
Tendo isso em vista, é pertinente dizer que uma empresa que não possui, e sequer busca um ambiente ergonomicamente adequado, compromete suas metas e seu crescimento.
A Fisiocenter conta com profissionais preparados, extremamente qualificados para atender sua empresa no que concerne a implantação da Ergonomia. Entre em contato hoje mesmo e transforme sua empresa!