A Fisioterapia e a redução de dores é um importante tema a se colocar em pauta, uma vez que combater quadros dolorosos é algo que a medicina busca aprimorar sempre, contudo muitas pessoas não conhecem os benefícios da Fisioterapia para tratar a dor.
A Fisioterapia é muito importante, uma vez que age para solucionar por si só o problema ou também ao atuar como coadjuvante juntamente a medicamentos e outras formas de tratamento, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com a dor.
O QUE É A DOR E QUAIS SUAS CAUSAS?
A dor se trata de uma experiência sensorial e emocional que produz uma sensação desagradável advinda de lesões reais ou potenciais. A subjetividade é o que permite conceituar o visível e invisível que a dor impõe. Cada indivíduo desenvolve sua própria forma de usar esse termo de acordo com as experiências vividas, isso porque a dor pode estar presente no corpo, na mente, no dia a dia etc. A dor é multidimensional.
Não é uma doença em si, mas atua como um sintoma, um sinal de algo importante. Ela também age como um mecanismo de defesa e um indicador valioso em exames físicos ao apontar o local onde pode haver algo errado.
Ao destacar a individualidade da experiência de cada indivíduo com a dor é necessário ressaltar que toda dor merece, invariavelmente, atenção e cuidados especiais para que não se torne uma dor crônica ou reduza a qualidade de vida.
A dor pode ser classificada de diferentes maneiras, seguindo critérios topográficos, fisiopatológicos, de intensidade e temporais.
A dor pode perdurar por meses ou anos (dor crônica), causada pela combinação de diversos mecanismos, como por exemplo, centrais e psicológicos.
As causas que levam ao quadro de dor são de uma variedade imensa, mas surge em especial após doenças, traumas, infecções, inflamações, cirurgias entre inúmeras outras situações. Podem ainda envolver o sistema nervoso, o que as torna mais severas.
Espasmos e dilatações musculares e viscerais também são causas comuns. Além disso, muitos indivíduos relatam dores sem causa fisiopatológica existente, em que a causa pode ser por razões psicológicas.
O QUE OCORRE NO CORPO QUANDO HÁ DOR?
A dor tem sua fisiopatologia própria ao acontecer. Quando há lesão de algum tecido o organismo liberará substâncias químicas no local onde houve o trauma, essas substâncias são identificadas pelas terminações nervosas que por sua vez disparam impulsos elétricos pela medula para o córtex cerebral, que interpreta o ocorrido como dor.
O cérebro, naturalmente, busca defender o corpo da dor através da liberação de endorfinas e outras substâncias que têm por função inibir a propagação dos impulsos elétricos. Sem esse mecanismo, até mesmo pequenos ferimentos causariam dor enquanto não fossem curados completamente.
A FISIOTERAPIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO TRATAMENTO
A Fisioterapia é uma importante aliada no combate aos quadros álgicos e às limitações causadas quando a dor ocupa grande parte do dia a dia. É também uma alternativa a tratamentos que fazem uso de analgésicos e anti-inflamatórios que não agem a longo prazo, apenas trazem efeito momentâneo.
É importante que haja uma avaliação completa do paciente por parte do fisioterapeuta, de forma a elaborar um plano abrangente de tratamento e que atinja objetivos mensuráveis.
É importante ressaltar a responsabilidade social da Fisioterapia que ultrapassa o tratamento da dor, com uma atuação holística por parte do fisioterapeuta ao buscar uma visão humana e abrangente. Ou seja, a atuação do profissional não se limita a aplicação de técnicas para alívio dos quadros de dor ou incapacidades do paciente, mas engloba também a compreensão, a forma de lidar com as preocupações dos pacientes, clareza na proposta de tratamento e adequação das terapias as necessidades de cada paciente. Tudo isso aumenta a adesão e a eficácia do tratamento proposto pelo profissional muito além das expectativas reais.
Como mencionado, o tratamento adequado vai de encontro as necessidades de cada um, mas o tratamento terapêutico é bastante versátil e contribui com a melhora e amplitude dos movimentos, previne e trata deformidades articulares, mantem ou eleva a força muscular, reduz quadros inflamatórios e garante que as atividades diárias sejam realizadas de maneira independente.
A Fisioterapia também conta com auxílio dos avanços tecnológicos a fim de aprimorar as metodologias e proporcionar resultados ainda mais rápidos e eficazes, como por exemplo o ultrassom, TENS e laser.
Se você tem problemas com dores no corpo é importante buscar auxílio e a Fisioterapia pode ser uma grande aliada nessas situações. É importante ainda estar sempre atento às questões ergonômicas que também podem gerar quadros álgicos.
A Fisiocenter conta com profissionais qualificados para avaliá-lo e iniciar o melhor tratamento que se adeque com precisão à sua necessidade individual de forma a reduzir ou auxiliar no tratamento da sua dor, a clínica também possui profissionais competentes para te ajudar com as questões ergonômicas da sua empresa!