Pilates e seus benefícios

Pilates, o método de condicionamento físico que vem ganhando força e popularidade nos últimos anos. Não se trata de uma técnica recente mas tem repercutido bastante nos últimos tempos.

O QUE É PILATES?

O Pilates é um método inovador, capaz de trazer aos praticantes benefícios efetivos. Entre as vantagens de se praticar o Método, pode-se destacar o estímulo a circulação, melhora no condicionamento físico, o alongamento, a flexibilidade e o alinhamento postural. É importante mencionar também como o Pilates pode melhorar os níveis de consciência corporal, assim como a coordenação motora. Esses benefícios permitem que lesões sejam prevenidas além de proporcionar um alívio de dores crônicas.

De acordo com Joseph Pilates, o desenvolvedor do Método, se executados com fidelidade aos seus princípios, os exercícios são plenamente capazes de trazer os benefícios citados.

COMO FUNCIONA O PILATES?

Através da prática de Pilates é possível promover o alongamento de músculos muito tensionados ou encurtados, assim como seu relaxamento, fortalecimento e aumento do tônus dos que estão estirados ou enfraquecidos. Sendo assim, os desequilíbrios musculares responsáveis por problemas ortopédicos, reumatológicos e por desvios posturais são diminuídos consideravelmente.

Uma vez que o Pilates se trata de uma técnica cujo desgaste articular e o número de repetições dos exercícios são reduzidas, é possível dizer que ele previne e trata certas patologias, sobretudo as ocupacionais.

Nesse sentido, se você busca alguma atividade física, ou necessita de uma técnica que te auxilie em relação a alguma patologia em que a reabilitação é necessária, como por exemplo, dores crônicas, problemas ortopédicos, distúrbios da coluna vertebral e desordens neurológicas, deve considerar iniciar o Pilates.

O Pilates colabora na criação de hábitos mais saudáveis, pois com sua prática se aprende a manter a postura correta em inúmeras situações cotidianas, como sentar, agachar e até mesmo ao andar.

PRINCÍPIOS DO MÉTODO PILATES

Joseph Pilates, o criador do método Pilates, buscou conhecer diferentes abordagens filosóficas relacionadas às práticas corporais a fim de elaborar sua técnica, focando em duas em especial: a oriental e a ocidental. A abordagem oriental relaciona-se a práticas que favorecem a flexibilidade, relaxamento, controle, harmonia e a força muscular. Por outro lado, a abordagem ocidental se volta à análise do movimento, força, estética, controle e concentração.

A fusão destas duas Pilates chamou de “Contrologia” (relacionado a concentração e ao controle do corpo), primeiro nome que o método recebeu, e tinha como objetivo primordial desenvolver o controle muscular, por meio de seis princípios básicos: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão e controle.

Princípio da concentração – Relaciona-se a tomada de consciência das ações musculares enquanto se praticam os exercícios físicos. Na visão de Pilates, se realizados com a concentração apropriada, os movimentos seriam guardados no subconsciente do praticante o que levaria a um refinamento da prática com o tempo.

Princípio da centralização – Também conhecido como Powerhouse. Através desse princípio busca-se fortalecer o tronco, proporcionando dessa forma um melhor alinhamento postural, além de prevenir dores e patologias.

Princípio da Fluidez – Diz respeito ao movimentar-se de forma constante com controle na execução, sentindo os movimentos sem se preocupar com a velocidade na execução.

Princípio da respiração – Pilates enfatizava a necessidade de saber respirar corretamente para que a técnica seja aperfeiçoada e os movimentos possam ser realizados de maneira coordenada e equilibrada como um todo.

Princípio da precisão – Relaciona-se com a qualidade do movimento, controle, e equilíbrio dos diferentes grupos musculares, de forma que a técnica seja otimizada.

Princípio do controle – Para Pilates a falta de controle equivale à falta de objetivos, portanto esse princípio tem como foco a qualidade elevada do movimento, de forma a aprimorar a coordenação motora e evitar movimentos casuais que levem a contrações musculares desnecessárias.

BENEFÍCIOS DO PILATES

O Pilates é um método que proporciona benefícios a todos os tipos de praticantes, desde jovens a idosos e também gestantes. Os principais benefícios comprovados são a melhoria na propriocepção, ou seja, a capacidade de reconhecer a localização do corpo no espaço sem fazer uso da visão; reestruturação da postura dinâmica e consequentemente melhorias na qualidade de vida dos indivíduos que optam por praticar o Pilates.

Mulher fazendo pilates alongando a coluna

No que diz respeito às gestantes, muitas modificações acontecem no corpo, e muitas vezes, geram dores e incômodos que duram até depois do parto. A coluna é uma das que mais sofre com essas alterações corporais.

O método Pilates aplicado na gestação é muito importante para força postural e equilíbrio, diminuindo as sobrecargas que acontecem nas articulações, colabora para uma melhor circulação sanguínea, e diminui a tensão dos membros inferiores, costas e ombros. Por se tratar de uma técnica baseada em movimentos harmônicos e leves, que favorecem e mantêm a postura, conseguem também proteger a coluna e trazer equilíbrio.

Quando aplicado aos idosos, é possível dizer que o Pilates produz diversos efeitos benéficos na capacidade funcional, visto que favorece o condicionamento físico, ameniza as alterações de equilíbrio e posturais que vêm com a idade. Como mencionado, melhora a flexibilidade, reduz as dores, aumenta a concentração e coordenação. O Pilates, se incluído na vida dos idosos, melhora significativamente a saúde, a autonomia e o equilíbrio emocional, ou seja, traz inúmeros benefícios e condições primordiais para manter constante a funcionalidade e qualidade de vida dos mesmos.

Levando em consideração tudo que foi exposto até aqui, é possível perceber que o Pilates é uma atividade física que oferece inúmeros tipos de benefícios, independentemente da idade ou objetivo. Através do Pilates é possível desenvolver o corpo, fortalecer a mente e elevar o espírito. Trata-se de um método completo, uma vez que ajuda na manutenção do equilíbrio, estabilização da coluna, promoção da consciência postural e de respiração.

A Fisiocenter conta com um excelente serviço de Pilates e pode te auxiliar a adotar esse método, o que permitirá que conheça melhor seu corpo, compreendendo a sua totalidade ao descobrir novas possibilidades de movimentos que até então você desconhecia. Desafie-se a superar as dificuldades encontradas no dia a dia, promover autoconhecimento e qualidade de vida!

Acompanhe nossas redes sociais!

Conteúdos Relacionados:

A importância da avaliação funcional

A importância da avaliação funcional

A importância da avaliação funcional, quando reconhecida, é o primeiro passo em direção a um tratamento que não apenas alivia os sintomas, mas que também aborda as causas fundamentais das condições de saúde, promovendo a recuperação integral e a manutenção do...

A Fisioterapia e a redução de dores

A Fisioterapia e a redução de dores

A Fisioterapia e a redução de dores é um importante tema a se colocar em pauta, uma vez que combater quadros dolorosos é algo que a medicina busca aprimorar sempre, contudo muitas pessoas não conhecem os benefícios da Fisioterapia para tratar a dor. A Fisioterapia é...

A importância da Ergonomia na empresa

A importância da Ergonomia na empresa

ERGONOMIA O QUE É? A busca pelo aumento da produtividade, por melhores condições e qualidade do trabalho, assim como a implementação de programas que propiciam a saúde do trabalhador, fazem com que as empresas necessitem buscar profissionais que as auxiliem no uso da...